Relatório Focus

Há tempos venho consumindo as informações do relatório Focus publicado semanalmente pelo Banco Central do Brasil com base em uma pesquisa junto aos principais atores do mercado financeiro brasileiro e do exterior.

É importante relatar, porém que, apesar de congregar as impressões dos principais agentes do mercado, com anos de experiência em análise econômica, os dados publicados não passam de uma mera média das impressões dos analistas e suas instituições. Não é o objetivo aqui questionar a relevância e nem a importância do relatório, mas sim o culto cego que os demais agentes, mídias e até empresas celebram a cada semana após a publicação dos dados contidos no relatório.

É sempre bom lembrar que os dados publicados no Relatório Focus são constituídos de impressões particulares e muitas vezes pessoais. Não esqueçamos também que os dados publicados utilizam uma ferramenta estatística que não raro causa distorções: a Média.

Assim antes de assumir como verdade os dados do Relatório Focus ou de qualquer outra publicação, vale uma revisão crítica e pessoal, além é claro da torcida para que as impressões estejam corretas.

A favor do Focus temos que: se os especialistas miram em determinada expectativa é melhor as vezes seguir o efeito manada, pois afinal os agente tem acesso a informações que a grande maioria dos investidores pequenos com eu não possui. Sendo assim, não se preocupe na média você acabará acertando.

Anúncios

Participe! Entre na conversa! Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s