Tecnologia, Yes We Can?

Tecnologia é algo estranho. Não sei como, não me lembro de nada, mas em algum lugar da minha história incorporei mais tecnologia ao meu dia a dia e hoje a verdade é quem a grande maioria dessas tecnologias tornou-se indispensável. Celular, e-mail, Twitter, facebook, HD externo, pendrive, mp3, smartfone e mais uma infinidade de softwares e sites dos mais diversos, agora chegaram para ficar.

Não tenho certeza se hoje com tanta ferramenta tecnológica se estou mais ou menos informado, mas estou certo de que acesso a tecnologia é muito maior hoje que ontem e ainda mais intensa que na semana passada. Se olharmos apenas para cinco anos atrás, pode parecer assustador. Quando penso em cinco anos no passado, parece que estive em outra era, idade da pedra, onde ainda não tinha, por exemplo, meus e-mails e internet no celular ou ainda pior nem tinha celular.

A utilidade de toda essa tecnologia é inegável! Lembro-me que quando mais jovem trocava cartas com amigos distantes e era sempre uma aflição danada esperar pelas respostas. Hoje continuo mantendo contato, com uma diferença básica, os diálogos são mantidos em tempo real e ainda com vídeo de meus amigos. A tecnologia nos dominou e nós agora vivemos como dominados e sempre a reboque das evoluções correndo para ficar desatualizado por mais tempo ou estudo que possamos gastar estudando e nos adaptando às inovações. O fato é que  permanecemos sempre com a impressão de que sabemos apenas uma ínfima fração daquilo que realmente necessitamos. Estudamos mais, lemos mais, nos informamos mais e no final o saldo e a impressão que permanece é de que sabemos cada vez menos.

Toda essa mudança e crescimento das ferramentas e da tecnologia deixaram o palco como meros coadjuvantes para então roubar a cena como protagonista principal do mundo moderno como conhecemos hoje. Não consigo mais imaginar entrar na internet e não ter um mecanismo de busca para usar. Sites como Google com suas ferramentas que vão desde o simples e-mail à visualização por satélite e serviços avançados de mapas, como o street view, domina nosso cotidiano impondo a cada dia mais e mais atenção e tempo.

Escrevi em outro post que a internet e ferramentas como redes sociais, blogs e outros estão aproximando mais as pessoas. Seguramente sabemos mais das pessoas conectadas que de outras ainda longe da rede. Sem dúvidas a internet e suas inovações promovem uma nova era nos relacionamentos. A pergunta chave aqui, porém não é somente o quanto a tecnologia tem a contribuir aos relacionamentos ao trabalho ou ainda à nossa vida pessoal, mas sim qual o limite que temos de absorção de tanta informação sobre tudo e todos. Enquanto fica fácil prever que o volume de conhecimento técnico, científico e sobre as pessoas aumenta a cada dia, difícil é prever onde isso tudo irá parar.

Anúncios

Participe! Entre na conversa! Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s