Leitura: paixão, diversão, vício e salvação

Pequenas coisas feitas com cuidado, carinho e competência movem o mundo, nos tiram da inercia de nossas vidas e invariavelmente são responsáveis por demonstrações genuínas daquilo que realmente somos e acreditamos.

Hoje uma iniciativa simples, (não faço aqui menção depreciativa, muito pelo contrário) transformou o dia fazendo ressurgir em mim um sentimento ingênuo, que há tempos não experimentava. Fez voltar aos tempos de menino, fez lembrar do tempo quando tudo o que importava era gostar de fazer algo.

Fazia de graça, nem elogio cobrava, muito menos esperava mais do que o simples prazer em fazer. E pela vida as vezes esquecemos como é bom fazer algo apenas por gostar de fazer. Fazer sem esperar recompensa, fazer por amor, fazer por festa, doar-se. E mesmo quando doamos acabamos por receber em troca o cansaço como pagamento, mas não aquele cansaço que esgota, mas sim aquele cansaço de conquista, vitória, prazer.

Após muito navegar pelas redes sociais foi então que encontrei uma espécie de portal. Entrei e fui levado a um manifesto muito peculiar. Nada de documentos burocráticos, nem petições online ou abaixo assinados, nada disso! Fui levado a um manifesto pela cultura, pelo prazer de ler, pela leitura, pelos livros, enfim um manifesto como há muito não encontrava na internet.

A favor da leitura publico esse post. A favor da leitura vou divulgar o vídeo abaixo e peço aos poucos que passam por aqui que façam o mesmo. Vamos transformar o mundo em um lugar melhor, vamos divulgar nossos livros favoritos, vamos incentivar a leitura! Boa leitura!

Os créditos pelo vídeo são de Marcos Felipe.

 

Anúncios

6 comentários

  1. Deixo resposta encaminhada a mim via e-mail pela Luana do site Estande Virtual. aproveito para agradecer a gentileza e os elogios profertidos por minha humilde contribuição à campanha. Abaixo o comentário na íntegra:

    Prezado Anderson,

    Esta é uma mensagem em agradecimento por seu comentário em nosso blog.

    Ficamos muito contentes que tenha gostado da campanha e que, como vimos pelo Twitter, esteja participando dessa divulgação.

    Como disse em seu post, pequenas coisas feitas com cuidado e carinho movem o mundo. Às vezes, só falta uma ideia para alguém fazer a diferença. Essa é nossa intenção com a campanha. Queremos que as pessoas partilhem suas formas de incentivarem a leitura. E a partir dessas ideias, outras pessoas poderão colocá-las em prática.

    Acesse a aba “Incentive a Leitura” no Facebook e veja, você mesmo, algumas ações dos leitores em prol dos livros: http://www.facebook.com/estantevirtual?sk=app_128953167177144

    Mais uma vez obrigada em nome de toda equipe Estante Virtual.

    Att.
    Luana
    http://www.estantevirtual.com.br/suporte
    Estante Virtual – A revolução da busca por livros

  2. Oi Anderson,

    Agradeço a divulgação do site e o prazer de ler o seu post. Realmente a leitura tem o dom de nos fazer viajar e de nos transportar para um lugar que seja só nosso. Só os verdadeiros leitores sabem a grandeza de se entregar a uma história que é capaz de fazer nossa imaginação abandonar o vazio.
    Fico muito feliz com a proposta do incentivo à leitura, mas antes disso, precisamos, acima de qualquer movimento, tornar esses leitores letrados e não apenas alfabetizados, pois só assim eles conseguiram enxergar além das entrelinhas das páginas do livro a riqueza que se constrói com uma leitura.
    Parabéns pelo texto.
    Abraços,
    Graziele

    1. Olá Graziele,

      Que bom que gostou da campanha e do blog, os comentários são o alimento para nós que gostamos de ler e que investimos e divulgar campanhas como essa de incentivo à leitura. Espero que possamos sensibilizar muitas pessoas com nossa mobilização e com comentários lúcidos e bem fundamentados como o seu.
      Agradeço pelos elogios e pela visita, esteja sempre a vontade para escrever e publicar seus textos aqui se quiser.
      Aproveitando, não sei se você tomou conhecimento, mas como forma de promover a leitura e divulgar a campanha fizemos uma promoção no Twitter e no facebook premiando os 3 primeiros comentários no blog, e o seu foi o primeiro então vc ganhou um clássico da literatura de presente pelo comentário. Passe um e-mail com o endereço para postagem no mattozinhos@yahoo.com.br que enviarei o livro para você.
      Mais uma vez obrigado pelo comentário e boa leitura.

  3. Campanha aprovada!
    Acho que não consigo viver sem ler, lei enquanto estou on-line, leio no ônibus, esperando ele, leio no banheiro, leio antes de dormir e quando acordo… Lez pra mim é realmente um destes prazeres que fazemos por amor, não para conquistar algo ou por obrigação… Parabéns pelo post e pelo Blog, foi um prazer lhe ler!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

  4. Campanha aprovada!
    Acho que não consigo viver sem ler, lei enquanto estou on-line, leio no ônibus, esperando ele, leio no banheiro, leio antes de dormir e quando acordo… Ler pra mim é realmente um destes prazeres que fazemos por amor, não para conquistar algo ou por obrigação… Parabéns pelo post e pelo Blog, foi um prazer lhe ler!
    .
    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/

Participe! Entre na conversa! Comente aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s