Quem foi Gioachino Rossini?

Quem acompanha o blog já há mais tempo sabe de minha relação quase simbiótica com a música clássica e erudita. Pois bem que o dia de hoje merecidamente e com gratidão nas palavras venho prestar aqui não uma homenagem, mas sim uma grande reverência a um dos compositores eruditos que mais admiro: Gioachino Antonio Rossini.

Filho de simpatizantes e entusiastas da Revolução Francesa, Rossini nasceu na Itália em 29 de fevereiro de 1792 e como os mais atentos podem perceber completaria hoje seus 220 anos. Velho? Nada disso as composições de Rossini atravessaram os tempos e marcaram épocas em todo tipo de gênero e entreterimento.

Abaixo exemplo de episódio em que Pernalonga representa adaptação de uma das peças mais famosas de Rossini: Il barbiere di Siviglia (“O Barbeiro de Sevilha”).

Não foi apenas Pernalonga que se interessou pela obra de Rossini. Abaixo outra adaptação do barbeiro de Sevilha agora encenada pelo Pica Pau.

Como não poderia deixar de ser, para aqueles que tiveram a curiosidade de clicar, o Google homenageou hoje Rossi com Doodle como todos podem ver na figura abaixo, uma homenagem de uma das maiores “personalidades”da internet, senão a maior a uma das maiores personalidades da música, sem dúvida.

Não poderia encerrar sem deixar um pouco de Rossini agora com sua obra original. Enjoy!!!

2 comentários

  1. Pois é, Anderson, a música erudita tem um espaço enorme em minha vida, ouço diariamente, e nunca me deixo de me impressionar com as nuances e detalhes que existem em cada obra. Acho que até o fim da vida eu ainda vou estar descobrindo acordes e arranjos espetaculares nestas músicas. Excelente o artigo sobre Rossini. Tenho pouca coisa dele, mas o Barbeiro de Sevilha é um que eu tenho e aprecio muito. Grande abraço,
    Fargon Jinn

    1. Fala Valdir! Obrigado pelos comentários. Eu também não consigo ficar muito distante de música erudita. E veja só ainda hoje comemoramos 125 anos do aniversário de Villa Lobos. Ao longo dia teremos post novo sobre ele aqui.
      Até mais

Participe! Entre na conversa! Comente aqui.

